image.php.jpg

72 Anos de Luz...

DEPARTAMENTOS
OPORTUNIDADE DE SER FELIZ...
IMG-20171220-WA0055.jpg

Assistência aos necessitados

 Departamento que tem como objetivo atender às necessidades materiais das pessoas carentes que procuram o CECPJ, bem como, ir ao encontro dos seus beneficiários, que estão em leito dos hospitais, nas ruas ou em asilos. Este departamento contém (7) sete setores, cada um agindo em diversas frentes da caridade:


Bazar de Artigos Novos e Usados


Contamos em nossa casa com um espaço permanente onde estão expostas várias mercadoriasrecebidas em doação, que são vendidas com preços simbólicos.


São artigos novos e usados que vão de brinquedos, bijuterias até roupas e acessórios e eletrodomésticos.

 

 

A arrecadação com a venda destes artigos é para a compra de itens para a Feirinha das Idosas.

 

Coordenadoras: Iraíde e Belarmina.

 

Enxoval das Gestantes


Realizada 2 vezes ao ano, esta campanha visa orientar as novas mamães como também de reciclar os conhecimentos de antigas.
Não é apenas uma doação de enxovais. O nosso Centro promove dois cursos para gestantes ministrados por profissionais da área de saúde, e ao final do mesmo são distribuídos os enxovais.


Para se ter uma boa administração da tarefa, as mamães e futuras deverão se inscrever para os cursos. As turmas estão limitadas a 30 participantes por semestre, com um tolerância de até 20%.

Os kits de enxovais dependem de doações, daí nossa limitação em atender a um maior contingente.

 

Leia mais...

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DSC01672.JPG

Divulgação Doutrinária

 

Neste departamento temos os acervos de livros, tanto para compra quanto para empréstimos. Aqui qualquer pessoa pode entrar em contato com a DOUTRINA ESPÍRITA através de livros, cursos, e eventos. É o local que se preocupa com a produção de conhecimento e a divulgação da codificação do espiritismo.

 

Biblioteca

 

Com um acervo de 2.900 livros ( Novos e Usadinhos ), a Biblioteca possui um sistema de computação que gerencia desde o catálogo dos seus leitores até as movimentações de seus livros. Tornando muito fácil a obtenção de informações como por exemplo: os livros mais lidos, autores mais procurados, etc...

O catálogo é classificado de acordo com as normas da FEB, que define a natureza do livro. Após o cadastro o livro é arquivado nas estantes, ordenados por ordem alfabética dentro da sua classificação literária.

Com a implementação do novo site do CECPJ, é possível o leitor consultar o livro desejado e ir à Biblioteca já com a certeza do seu empréstimo. Ele terá este acesso através de um arquivo PDF ( catálogo ).

 

Livraria

 

Oferece uma gama de livro tanto da codificação do espiritismo quanto dos autores que compõem a seara espírita. Dentre eles os livros de Allan Kardec e Chico Xavier.

Os preços dos livros variam de acordo com a tabela da FEB ( Federação Espírita Brasileira ), contudo, eles são mais em conta do que no mercado literário.

 

Cursos

 

Os cursos são oferecidos de acordo com a programação anual do CECPJ: há cursos de passe, de doutrinação, de oratória, etc... Para participar o interessado deve procurar informações na livraria, secretaria ou no site. Todos eles são gratuitos e abertos a qualquer pessoa.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

IMG-20171220-WA0024.jpg

Desenvolvimento Mediúnico

 

Departamento que trata da interação dos trabalhadores com o mundo dos espíritos, aqui podemos ver os setores que lidam frequentemente com as atribuições espirituais e com o desenvolvimento das habilidades técnicas do médium.


Composto por (11) onze setores que permeiam as atividades mediúnicas, desde a formação dos médiuns até as consultas espirituais para tratar as pessoas que precisam de ajuda, e encontram nesta casa o apoio e a dedicação esperada:


O QUE É MEDIUNIDADE?

 

Faculdade que dota o homem de sensibilidade permitindo a percepção e interação com o mundo espiritual. Conforme sua intensidade viabiliza a plena comunicação entre os dois ambientes.

 

Faculdade natural inerente ao corpo orgânico considerada como outro sentido psíquico.


O MÉDIUM


Ser dotado de faculdade que o permite interagir entre os ambientes espirituais e materiais possibilitando agir como intermediário entre as comunicações.


Quando apresenta-se marcante e forte diz-se que o médium é ostensivo. Quando sutil e rudimentar, de fenômenos esparços e esporádicos de pouca intensidade, diz-se que o médium tem mediunidade oculta. Este último tipo corresponde a todos os homens.


O primeiro tipo refere-se aquelas pessoas que têm a capacidade de utilizar a mediunidade para trabalhar em mesas mediúnicas e utilizar seu potencial para ajudar e beneficiar a todos os que necessitem.

 

Leia mais...

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DSC01648.JPG

Infância e Juventude

 

Deu início às atividades em 22 de setembro de 1951. No começo era apenas o Departamento de Mocidade, que tinha como presidente Celme Monteiro Costa e Silva (após o casamento passou a se chamar Celme Monteiro Ribeiro), atual presidente do C.E.C.P.J.

 

De 1967 a 1982 o Departamento ficou sem atividades devido a problemas estruturais da casa e problemas pessoais dos antigos diretores deste departamento.

 

Em 16 de janeiro de 1982 este departamento foi novamente erguido com a força de vontade de pessoas que traziam no coração o imenso interesse pela evangelização da criança e do jovem. E com o apoio da diretoria do Centro do momento. Foi aclamada a nova diretoria do departamento da Mocidade, cuja presidente era Ivane Maria Pedrosa Souza.


 

Ainda neste período foi criado o departamento de Infância e Juventude como extensão da Mocidade. Sua direção ficou por conta de Virgínia Solange da Nóbrega Novais. Este novo departamento mantinha 3 ciclos de infância e 3 evangelizadores (Ivane, Virgínia e Alécia Rio). Cada um deste era responsável por 20 crianças para cada ciclo. Nesta época tínhamos apenas o auditório "A", uma pequena sala ao lado do mesmo e outra sala ao final do terreno do centro. Este tablado era efetuado aos domingos das 15:00h às 16:00h.

 

O ciclo da Mocidade funcionava com palestras e tinha em torno de 15 participantes, ente estes os evangelizadores e suas atividades era no mesmo dia (domingos) ao termino das atividades da infância e juventude (das 16:00h às 16:00h.)

 

Leia mais...

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

campanhadoquilo3.jpg

Campanha do Quilo

 

Uma pequena história da Campanha do Quilo

 

O pernambucano Elias Alverne Sobreira conheceu a Campanha do Quilo em agosto de 1938. A obra foi iniciada casal Matos Vieira e Da. Relene, em benefício do Abrigo Creche Nazareno, à rua Pontes Leme, n° 438, em Campo Grande – Rio de Janeiro, o qual abrigava quarenta menores do sexo feminino.

 

Em 1945, a serviço da Aeronáutica, transferiu-se para Recife. Informado da existência do Orfanato Ceci Costa que abrigava meninas órfãs. Em reunião solene relacionada ao aniversário da fundação do referido Orfanato. Foi neste momento que Elias expôs a razão da sua presença neste evento: A CAMPANHA DO QUILO. O presidente da casa, Professor José de Barros Lins, que também presidia a solenidade aceitou o convite da criação da referida campanha em Recife.


 

 

Lins dirigiu-se à Escola Espírita Maria de Nazaré, explicou minuciosamente as finalidades da Campanha do Quilo ao irmão Adauto Cavalcanti seu presidente. Ficou combinado pelo presidente e uma dezena de confrades e a Campanha teria início no Domingo próximo em benefício do Orfanato Ceci Costa. Ao final do evento, foram contabilizados os donativos e após as formalidades, foram remetidos para o Orfanato. Ficou estabelecido assim que a Campanha realizar-se-ia uma vez por mês, no terceiro domingo.

 

Em prosseguimento foram ao Núcleo Espírita Centelha de Jesus que aderiu ao movimento e começou no domingo seguinte.

 

Leia mais...